Como Identificar Pequenos Vazamentos em Casa

Identificar Vazamentos

Ter problemas de vazamentos de água em casa é um grande transtorno e que além de levar litros e litros de água desperdiçados, ainda gera custos altos na conta de água mensal.

Para termos uma ideia de como o desperdício de água é um fator grave no Brasil, segundo dados do Instituto Trata Brasil, ONG especializada no saneamento básico do país, o Brasil inteiro perde 38% de água potável por ano em média. Algumas regiões como Roraima na região Norte tem perca hídrica de até 75%, ou seja, a cada 100 litros 75 litros é desperdiçado.

Os números são assustadores e graves, e nos dá uma dimensão do problema que o desperdício de água causa no dia a dia do país. Mas ao contrário do que podemos imaginar, que o desperdício acontece por causa da ineficiência do poder público ou por causa do uso da água de forma errada, na verdade o maior causador de desperdício são os vazamentos residenciais.

Emasa, empresa municipal de água e saneamento de Balneário Camboriú em Santa Catarina por exemplo, relatou mais de 300 casos de vazamentos em residências em um período de 1 ano entre 2016 e 2017. Em regiões mais populosas como São Paulo, a perda hídrica pode ser superior a 30% por causa de vazamentos residenciais.

É importantíssimo que as pessoas se conscientizem que é fundamental cuidar para que vazamentos sejam combatidos, porém muitas vezes de tão pequenos não são logo notados. Confira agora, algumas dicas de como identificar pequenos vazamentos em casa e cuidar do meio ambiente e seu bolso.

Por que acontecem vazamentos de água

Os vazamentos de água podem acontecer pelos mais variados motivos, mas com o cuidado certo, é possível resolver o problema. Os motivos mais comuns são:

  • Encanamento velho – Canos com muito tempo de uso são mais suscetíveis a vazamentos e a melhor solução nesse caso é sempre a manutenção completa, com a troca total.

Outra situação comum é o uso de encanamentos de ferro em casas antigas, que deve ser trocado. Por ter facilidade de corrosão e consequentemente aparecer furos e vazamentos, não é indicado para uso atualmente;

  • Canos de má qualidade – Outro problema é o uso de encanamento de má qualidade, ou seja, de marcas não conhecidas e produto de material questionável. Desconfie sempre de canos muito baratos, pois é melhor investir em algo resistente e durável do que pagar pra ver por algo duvidoso;
  • Encanamento mal instalado – Outra situação que pode promover vazamentos é um encanamento mal instalado. Isso acontece quando o profissional que instala os canos não usa os produtos corretamente ou faz o serviço sem qualidade. Por exemplo, usar uma cola ruim ou usar uma rosca soldável sem os cuidados necessários;
  • Encanamento fora dos padrões para o uso – Se o tipo de cano do banheiro é de pvc, mas a água possui uma temperatura superior ao que o encanamento suporta, logo os vazamentos irão ocorrer. O indicado é usar sempre cobre ou pvc reforçado para temperaturas mais altas;
  • Reformas e furos na parede – Outra causa de vazamentos são acidentes que por falta de cuidado podemos cometer. Seja numa reforma ou apenas pregando um quadro na parede, se houverem canos passando por ali, pode haver o furo das tubulações e vazamentos que nem sempre são grandes, mas começarão a dar sinais nos próximos dias ou meses.

Independente do tipo de vazamento de água, esse problema precisa ser resolvido rapidamente, e qualquer pessoa mesmo leiga, consegue identificá-lo e buscar a solução eficaz.

Sinais de vazamentos de água

Vazamentos de água são transtornos imensos que geralmente dão sinais logo, porém alguns só são percebidos quando se olha com mais atenção a conta de água ou começa a perceber a mudança de uma parede mais de perto.

Geralmente vazamentos são percebidos com alguns sinais característicos como:

  • Infiltrações;
  • Umidade excessiva;
  • Paredes manchadas;
  • Mofo escuro ou amarelado;
  • Pintura descascando;
  • Reboco caindo;
  • Rejuntes e pisos que se soltam com facilidade.

Em banheiros, cozinhas e lavanderias, é possível perceber essas características, como umidade e paredes manchadas, até a pintura mais fofa e descascando. Reboco caindo pode ser comum em áreas que ainda passam por uma reforma ou construção, e nesse caso, é possível quebrar o tijolo e fazer o reparo do encanamento facilmente.

Mas é mais difícil perceber vazamentos em pisos e azulejos e se forem escuros, é ainda mais complicado. Geralmente nesses casos, um piso se soltando e o rejunte, dão o sinal claro do problema.

Mas existem vazamentos que são simples, como uma torneira que não pára de pingar ou um vaso sanitário que a caixa acoplada vasa nas descargas. Nesses casos, não é necessário um profissional, mas apenas um cuidado com o sistema de vedação que pode ser trocado e os produtos encontrados em qualquer depósito de materiais de construção.

O problema mesmo são os Vazamentos ocultos que podem demorar até anos para serem percebidos, já que para ouvi-lo é preciso de equipamento profissional. Os pequenos sinais porém, de que algo não vai bem nas tubulações, já é o suficiente para notar o problema e buscar ajuda especializada.

Instituto do Vazamento – Serviços, produtos e capacitação especializada em Caça Vazamentos

Quando aparecem os vazamentos em casa, a única saída é chamar um profissional para resolver o problema rapidamente. Mas qual profissional mais indicado? O Caça Vazamentos é melhor que um encanador, com conhecimento, experiência e equipamentos para localizar vazamentos e consertá-los de forma eficiente.

Por isso o Instituto do Vazamento foi criado, para oferecer ao mercado os melhores profissionais em Caça Vazamentos, com o máximo em experiência, atualização de seus conhecimentos e o uso de equipamentos com tecnologia, para agilizar os processos e oferecer mais qualidade ao cliente.

Os profissionais de Caça Vazamentos formados pelo Instituto do Vazamento, são certificados GLDS, para utilizar não só os produtos da marca, mas para dar mais credibilidade e segurança aos clientes, em ter um profissional completo para resolver todo tipo de vazamento de água.

Além disso, o Instituto do Vazamento comercializa produtos como Geofones e seus acessórios, além de outros para localização de vazamentos, e ainda apresenta as novidades em equipamentos, serviços e cursos na área, para deixar os profissionais ainda mais qualificados.

Conheça o Instituto do Vazamento e veja como ele pode auxiliar profissionais e consumidores de todo Brasil na solução de vazamentos de água.

Para saber mais informações sobre o Instituto do Vazamento acesse o nosso site :

Post anterior
Caça Vazamentos Quais as Atribuições e Benefícios para os Clientes
Próximo post
Conta Alta de Água: Saiba o que Fazer para Resolver o Problema
Menu