O que é a profissão de Caça Vazamentos e como se qualificar

Nenhum comentário

Todas profissões tem suas particularidades e na de Caça Vazamentos não é diferente. Muito mais do que um simples encanador, o Caça Vazamentos é um profissional versátil e especializado em detectar vazamentos ocultos de água.

Sabe-se hoje, que um dos maiores causadores de desperdício de água no Brasil, são os vazamentos e principalmente aqueles que não são facilmente identificáveis. Para isso, o Caça Vazamentos utiliza aparelhos específicos para localizar o problema e resolvê-lo rapidamente.

A profissão não é nova, mas tem se tornado mais popular recentemente e neste artigo, falaremos um pouco sobre a profissão de Caça Vazamentos, suas diferenças e importância e quais os meios de qualificação profissional para atuar na área.

A profissão de Caça Vazamentos

A profissão de Caça Vazamentos foi criada, na busca de ter um profissional especializado em encontrar vazamentos de água, sem a necessidade de quebrar paredes em vários lugares.

O Caça Vazamentos nasceu em meados do início do século XX, através de profissionais hidráulicos que queriam oferecer um serviço diferenciado aos seus clientes. O Caça Vazamentos utiliza basicamente um aparelho chamado Geofone, e através dele, consegue determinar possíveis vazamentos internos desde sua existência e localização.

O Geofone é um aparelho que serve para ouvir o que acontece em tubulações internas. No início, o aparelho se parecia muito com um estetoscópio, com uma ausculta na ponta e uma espécie de fone para ouvir os ruídos nas tubulações.

Com o tempo, o Geofone foi se tornando mais moderno, e hoje os aparelhos existentes são todos digitalizados, de tamanho compacto e com fone de ouvido de alta capacidade, além de excluir por completo o som externo, dando mais segurança ao profissional em localizar o vazamento.

Além desse aparelho, o Caça Vazamentos faz uso de outros aparelhos como:

Câmera Termográfica – A Câmera Termográfica é uma máquina parecida com uma máquina fotográfica comum, porém com a diferença de localizar vazamentos em paredes, apenas pelo calor e movimento da água. É um equipamento muito interessante que ajuda o profissional de Caça Vazamentos, porém seu preço elevado ainda torna o aparelho menos utilizado;

Hidrofone – Aparelho semelhante ao Geofone e usado exclusivamente submerso. Indicado para uso em piscinas e tanques de água. Possui a mesma eficácia do Geofone;

Traçador químico – O traçador químico é um produto que auxilia no encontro de vazamentos exclusivamente em piscinas. O produto é adicionado a água e pela cor, é possível determinar vazamentos e sua localização. O produto não possui composição que traz riscos a saúde e nem a pele, deixando a piscina em condições de uso;

Manômetro – Este aparelho serve para medir a pressão da água e geralmente, é usado junto com o Geofone e Hidrofone na hora de localizar vazamentos. O Manômetro, consegue determinar se a pressão da água está abaixo ou acima do normal;

Detectores de vazamentos de água – Esse detector é um auxílio a mais para Caça Vazamentos, é geralmente utilizado em casas ou locais comerciais, com histórico de problemas com vazamentos. Esse aparelho consegue determinar vazamentos através de seus sensores, e com um aviso sonoro, avisa que existe um ponto de ruptura.

Além desses aparelhos e produtos, ainda existem acessórios que facilitam ainda mais o uso dos aparelhos ou aperfeiçoam sua capacidade. É o caso da haste flexível que pode ser usada no Hidrofone para aumentar as chances do encontro de vazamentos em piscinas.

Diferenças entre Caça Vazamentos e encanadores

Uma profissão que é constantemente confundida com a de Caça Vazamentos é a de encanador. Apesar de ser uma profissão muito mais antiga, o encanador é um profissional que oferece serviços diferentes do Caça Vazamentos, além da forma de trabalho:

Encanadores não utilizam aparelhos para encontrar vazamentos – Geralmente, encanadores quando vão procurar vazamentos, mas analisam apenas um piso ou infiltração em um local e quebram o local, sendo que muitas vezes o vazamento está em outra área, sendo ali apenas a concentração do problema;

Encanadores não utilizam métodos não destrutivos – Quando percebem que o vazamento pode se estender por uma área maior, porém sem saber exatamente que área é essa, o encanador quebra vários pontos da parede, gerando sujeira, entulho e agora um custo maior com reforma para o cliente, além dos seus serviços;

Encanadores são indicados apenas para instalação de tubulações – O correto é que encanadores sejam profissionais solicitados na instalação de tubulações e não na detecção de vazamentos.

O ideal é que esse profissional se aperfeiçoe, estude e se qualifique em Caça Vazamentos. As vantagens do Caça Vazamentos são:

Caça Vazamentos usa a tecnologia a seu favor – O Caça Vazamentos faz uso do Geofone entre outros aparelhos, para encontrar vazamentos sem a necessidade de quebrar paredes em vários lugares, mas apenas onde é necessário;

Caça Vazamentos são profissionais ágeis – Por usar a tecnologia a seu favor, o Caça Vazamentos consegue encontrar vazamentos de água com mais rapidez e faz o conserto em tempo hábil, dando mais tranquilidade aos clientes.

Caça Vazamentos são profissionais versáteis – Caça Vazamentos além de vazamentos em tubulações, também analisa problemas em Caixas D´água, tubulações e torneiras externas, caixas sanitárias e possíveis vazamentos de esgoto;

Caça Vazamentos tornam o serviço mais barato e limpo – Por ser um serviço mais rápido e de localização determinada, o Caça Vazamentos oferece mais economia ao cliente e praticamente nenhum custo com reformas de grande porte, além de menos lixo residual como entulho.

Caça Vazamentos oferecem melhor custo benefício – Com serviço mais rápido, com localização do vazamento e menos custo ao cliente, o Caça Vazamentos se torna uma opção mais vantajosa do que um encanador comum. Além disso, oferece garantia de manutenção e qualidade total.

Como se qualificar em Caça Vazamentos – Instituto do Vazamento

Com todas essas informações, você já sabe que é possível se tornar um profissional hidráulico completo, e isso significa se qualificar em Caça Vazamentos. Para conquistar qualificação e conhecimento comprovado na área, só o Instituto do Vazamento pode auxiliar você.

O Instituto do Vazamento é uma empresa especializada na qualificação de Caça Vazamentos em todo Brasil, oferecendo os melhores profissionais ao mercado de trabalho. Garanta agora seu conhecimento, torne-se em um profissional de Caça Vazamentos com o Instituto do Vazamento.

Post anterior
Vazamento de laje – Como combater o problema com eficiência
Próximo post
EM BREVE EVENTO EM PORTO ALEGRE – RS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu