Dicas para Resolver Pequenos Vazamentos de Água

Nenhum comentário

Quem nunca se incomodou com pequenos vazamentos de água em casa? É uma torneira que pinga constantemente, é um registro que está espanado, um cano visível com um furo milimétrico ou até o vaso sanitário com a base rachada, vazamentos são sempre transtornos que podem se tornar dores de cabeça imensas.

Para termos uma ideia da seriedade do consumo e desperdício de água que um vazamento causa, uma torneira pingando uma gota a cada 5 segundos pode levar embora mais de 20 litros de água por dia! No caso de um chuveiro esse desperdício pode ser ainda maior.

Por isso é tão importante resolvermos pequenos vazamentos de água para que eles não fiquem mais graves e o custo do conserto muito alto. Neste artigo, daremos X dicas para resolvê-los e acabar com o problema de vazamentos.

Vazamentos de água em casa

Com a água potável cada vez mais escassa, é necessário cuidar dela o melhor possível, e uma forma de fazermos esse bem pelo mundo é observando pequenos vazamentos dentro de nossas casas.

Um cano vazando pode levar embora milhares de litros de água, e a única alternativa para resolver a situação é consertando ou trocando o conjunto hidráulico que está apresentando o problema.

Hoje, vazamentos são as principais fontes de desperdício de água no mundo e por isso é tão importante combate-lo de forma efetiva. Vazamentos de água não causam problemas apenas a nível de desperdício mundial como falta d´água para beber, mas pode causar perigo a segurança e até a saúde.

Por exemplo, um vazamento constante pode causar infiltrações que enfraquecem a estrutura de uma casa, fazendo com que apareçam pequenas rachaduras e quando não sanado o problema, até o desmoronamento do local.

Outro ponto é em relação a saúde. Infiltrações causam umidade e consequentemente mofo e proliferação de fungos e bactérias nocivas, que podem ser absorvidas pelo organismo humano e favorecer o aparecimento de doenças respiratórias, principalmente, além de males ainda mais graves em crianças pequenas ou idosos mais frágeis.

Assim, vemos a importância de combater vazamentos de água e que não consiste apenas em um problema ambiental, mas de saúde pública e segurança.

Como Detectar Pequenos Vazamentos

Existem várias formas de se descobrir um vazamento de água e em locais diferentes, e todas as formas são simples e caseiras, tudo para facilitar o encontro do problema e a solução rápida.

•  Vazamento na bacia do vaso sanitário ou válvula da descarga – Quando existe algum problema como água em demasia no vaso ou barulhos estranhos, pode ser que um vazamento esteja acontecendo no vaso…mas exatamente onde?

Uma das maneiras de descobrir é uma medida simples: um punhado de pó de café e jogado dentro do vaso. Espere para ver se o pó se instala no fundo ou fica na superfície, se ficar é porque existe um vazamento.

Outra maneira de descobrir um vazamento no vaso sanitário e esgotando a água por completo do vaso e observando se volta a ter água no local, se voltar é outro indício de vazamento;

Vazamento de água no ramal do cavalete – Toda casa possui um cavalete com um relógio e ele pode dar indícios de vazamentos. Uma maneira de descobrir é fechar o registro do cavalete e abrir a torneira ligada a esse ramal diretamente e esperar que o resto de água do cano saia.
Assim que sair tudo e secar, coloque um copo cheio de água no bocal da torneira e observe se a água é sugada. Quando existe um vazamento, existe a entrada de ar e consequentemente a pressão e logo a sucção da água do copo.
Outra maneira de descobrir vazamentos nesse ramal é abrindo o registro do cavalete e não utilizando nem sanitário ou torneiras, mantendo tudo fechado e observando se o relógio continua se movimentando em um espaço de 1 hora. Se ainda tiver movimento, com certeza existe um vazamento;

Vazamento na caixa d´água – Toda residência possui uma caixa d´água para reservatório e ela também pode apresentar vazamentos ou algum encanamento ligado a ela. A maneira mais correta e segura de descobrir se existe vazamento de água na caixa é fechando as torneiras e descargas e fechando a entrada de água na caixa.
Logo após, faça uma marcação na caixa para definir o nível e aguarde por uma hora. Depois, verifique se houve alteração e se baixou o nível, é que existe um vazamento em algum lugar da casa, que utiliza água diretamente da caixa.
Esse é sem dúvida um dos maiores transtornos em vazamentos de água, pois não se sabe exatamente onde está o problema, e será preciso uma investigação mais apurada de cada cômodo que utiliza a água daquele reservatório, para identificar com segurança o problema.

Dicas para Resolver Vazamentos Simples

Vazamentos podem ser até simples de encontrar seguindo as dicas do tópico anterior, porém se tornam complexos na hora de consertar. Uma torneira pingando constantemente, pode ser um pequeno problema no reparo do registro, um pequeno anel de borracha que veda o fecho da torneira e que pode se romper com o tempo.

Em qualquer casa de ferragem ou depósito de material de construção é fácil encontrar esse tipo de reparo, que deve ser feito com o registro geral fechado ou registro do cavalete quando é uma ramal.

Uma torneira também pode precisar de troca, principalmente quando o material não é laqueado ou de inox de boa qualidade, que quebra fácil. Rachaduras na base da torneira podem precisar de apenas uma rosca nova.

Já os vazamentos em válvula ou bacia sanitária devem ser feitos por um profissional, já que será necessário quebrar o piso ou a parede para detectar com melhor precisão o vazamento.

Para isso, é importante buscar um profissional Caça Vazamentos experiente e capacitado, que encontra qualquer tipo de infiltração interna e oculta com facilidade e rapidez, utilizando aparelhos como Geofone, que escuta os ruídos de vazamentos e dá a localização certa do problema.

Os melhores profissionais são formados e certificados pelo Instituto do Vazamento, que oferece o melhor conteúdo e capacitação profissional para Caça Vazamentos que já estão atuando ou começando na área, para obter ainda mais sucesso e garantir a satisfação total de sua clientela.

Quer saber mais sobre o Instituto do Vazamento? Confira agora o site!

Post anterior
É Possível Encontrar Vazamento sem Quebra Quebra? Saiba mais
Próximo post
Como se Qualificar em Profissional de Caça Vazamentos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu