O que é Geofone e Quais os Equipamentos para Localização de Vazamentos

Através do Geofone, é possível identificar o vazamento, onde ele acontece e qual sua gravidade, dando ao profissional todas informações para agir em prol da solução total e satisfação do cliente. Quer entender mais como funciona o Geofone? Então fique com a gente e confira esse artigo completo sobre o aparelho.

Sendo um dos maiores problemas de desperdício e de custos residenciais, os vazamentos de água podem trazer sérios comprometimentos estruturais, além de problemas de saúde, por conta de infiltrações, umidade e mofo.

Para combater essa situação, somente com auxílio de um profissional de Caça Vazamentos, que faz a detecção do problema e conserta rapidamente. Mas como o Caça Vazamentos encontra vazamentos de água dentro das paredes?

Geofone

O Geofone é um aparelho bastante antigo, usado inicialmente para escutar ruídos na terra através do eco e vibrações. Existem uma variedade desse tipo de aparelho, como os Geofones que registram ondas sísmicas, ou seja, para analisar possíveis terremotos e o Geofone que localiza vazamentos de água tanto em encanamentos residenciais até dutos subterrâneos.

O Geofone mais conhecido e utilizado é o de localização de vazamentos e começou a ser aperfeiçoado a partir do início do século XX. Os primeiros Geofones eram mecânicos e que precisavam basicamente das vibrações nos encanamentos para determinar um vazamento, porém com certa dificuldade em localizar a ruptura do cano.

Os Geofones atuais possuem tecnologia digital, com tamanho compacto e composto de fones de ouvido, amplificador e tela de visualização de dados que facilita a detecção e localização exata do vazamento.

Como é um Geofone digital

O aparelho digital é o melhor e mais preciso do mercado de Geofones, além de oferecer um bom custo benefício para o profissional de Caça Vazamentos.

O Geofone digital possui CPU com microprocessador de última geração, que informa no visor toda atividade dentro do encanamento, dando ao profissional as informações necessárias para atestar possíveis vazamentos.

Com ajuste automático de volume e frequência, o profissional consegue determinar melhor onde está o vazamento, seu tamanho e extensão do problema, além da precisão exata de onde ele se encontra, facilitando o conserto e diminuindo o custo com quebra quebra e reformas desnecessárias.

O Geofone digital também é fácil de usar, além de compacto e leve, para ser facilmente carregado para qualquer lugar. Além disso, a CPU do aparelho é controlada automaticamente e possui bateria de longa duração e recarregável, perfeita para uso constante e com sensor que desliga o aparelho quando não está em uso, conservando a bateria e o aparelho por mais tempo.

O Geofone digital possui sensores emborrachados e com acabamento em aço inox que não enferruja e garante a precisão na localização de vazamentos. O alcance do sensor é de até 120 cm e 15 metros de profundidade, com haste flexível ligada a CPU, além de um fone de ouvido com filtro digital que elimina por completo o som externo e dá ao profissional mais exatidão na hora de localizar o vazamento.

Como funciona um Geofone

Muito mais fácil de usar e o mais preciso entre todos os tipos de aparelhos, o Geofone digital é um aparelho rápido, leve e exato, com uma precisão de 95% na localização de vazamentos de água.

O Caça Vazamentos ao chegar em um local com possível vazamento, primeiro analisa para encontrar indícios de onde possa estar ocorrendo o problema.

Por exemplo em banheiros, onde existe revestimentos na parede, pode ser difícil perceber um vazamento, mas alguns sinais como pisos com coloração escurecida e com aparência de manchado, além de rejunte e piso se soltando geralmente denotam um vazamento localizado.

O problema nesses casos é que o vazamento pode estar ocorrendo em outro lugar e por conta da extensão desse furo, é preciso um aparelho eficiente para detectar onde começa o vazamento, se existem outras fissuras e quais os locais que deverão ser quebrados para o conserto.

O técnico coloca o fone nos ouvidos enquanto utiliza o sensor que é colocado junto a parede, ouvindo o movimento da água e se atentando para ruídos de vazamento e onde ele se encontra.

Ao contrário do quebra quebra característico do serviço de um encanador comum, o Caça Vazamentos apenas irá quebrar no local do vazamento, trazendo ao cliente mais tranquilidade, economia e menos sujeira.

Caça Vazamentos

O profissional de Caça Vazamentos é o profissional que utiliza o Geofone, além de outros equipamentos e acessórios para encontrar todo tipo de vazamento de água. O Caça Vazamentos é uma profissão muitas vezes confundida com encanador, mas com grandes diferenças.

Enquanto o encanador para consertar um cano, precisa quebrar paredes até encontrar o vazamento, o Caça Vazamentos utiliza o chamado método não destrutivo para fazer a detecção do vazamento, usando aparelhos como o Geofone para localizar o problema e consertá-lo.

Com menos quebra quebra, o serviço sai muito mais barato ao cliente, além dele ter mais segurança no serviço prestado, com qualidade e garantia. O profissional de Caça Vazamentos ainda faz consertos de vazamentos em piscinas, esgoto, empresas e indústrias, oferecendo também serviço de qualidade a empresas públicas.

Instituto do Vazamento

Para apresentação de Geofone, além da capacitação de Caça Vazamentos, o Instituto do Vazamento prepara os melhores profissionais do ramo oferecendo conhecimento e certificação, para uma carreira sólida, produtiva e experiente.

Com atualização constante de seu método de ensino, o Instituto do Vazamento capacita profissionais para prática de Caça Vazamentos tanto em sistema hidráulico residencial, comercial, industrial e Saneamento para empresas públicas e privadas.

Além disso, possui parcerias com empresas fabricantes de Geofones.

Os profissionais de Caça Vazamentos formados pelo Instituto do Vazamento, são certificados, obtendo assim mais credibilidade para seu trabalho e clientes. Conheça o Instituto do Vazamento e suas soluções em qualificação profissional em Caça Vazamentos.

Post anterior
9 Dicas de Hábitos Conscientes para Economia de Água
Próximo post
Encanador x Caça Vazamentos – Saiba as diferenças e opte pelo melhor
Menu