Conta Alta de Água: Saiba o que Fazer para Resolver o Problema

Hidrômetro

Sintomas de vazamentos

O hidrômetro mostrar que existe algum problema de vazamento, é hora de observar paredes e tetos para ver se encontra algum indício do problema. Geralmente no caso de vazamentos antigos, é possível perceber os seguintes sinais:

Conta Alta de Água Saiba o que Fazer para Resolver o Problema

Conta Alta

  • Infiltrações;
  • Umidade excessiva;
  • Paredes manchadas;
  • Mofo escuro ou amarelado;
  • Pintura descascando;
  • Reboco caindo;
  • Rejuntes e pisos que se soltam com facilidade.

Ao menor sinal de qualquer um desses sintomas de vazamento, é preciso um profissional preparado para resolver o problema com preço acessível, serviço de qualidade e garantia total.

Quem nunca se deparou com problema de conta alta de água, não sabe o quão é desagradável ter que pagar mais por um serviço que deveria ser mais simples e barato. Mas nem sempre a conta mais alta é culpa do governo, as vezes o problema está mais perto do que se imagina.

Pequenos vazamentos invisíveis, são perfeitos para tornar-se em uma grande dor de cabeça, por isso antes de reclamar com a empresa que administra o serviço de saneamento básico de sua região, certifique-se que um vazamento não é o problema do aumento do custo com a água.

Para saber tudo sobre vazamentos e conta alta de água, veja agora algumas informações e dicas para descobrir e como resolver o problema rapidamente.

Vazamentos de água

Os vazamentos ocorrem quando uma tubulação começa a apresentar fissuras e furos ou vazamentos de água na junção dessas tubulações. O que faz os canos ficarem assim pode ser vários tipos de situações tais como:

  • Encanamento antigo – Encanamento antigo que nunca foi reparado ou feito de alguns materiais como o ferro, podem apresentar furos facilmente por conta da corrosão. Nesses casos, a solução é a troca das tubulações por uma mais durável como as de pvc ou cobre;
  • Canos de qualidade inferior – O uso de encanamento de qualidade duvidosa também pode colocar em risco o sistema hidráulico de uma casa. O ideal é investir em tubulações de boa qualidade e desconfiar de marcas com produtos questionáveis ou muito baratos;
  • Má instalação – A má instalação de um encanamento pode afetar os canos que terão as junções com espaços, por onde a água poderá passar e ao mínimo vão, causar um vazamento. Dependendo da pressão da água, é possível que o cano até se rompa. O ideal é sempre fazer testes depois dos canos instalados e sempre usar produtos de qualidade para soldar e colar as peças;
  • Encanamento não condizente com o uso – O tipo do encanamento também influencia para ter vazamentos, pois se ele suporta até uma determinada temperatura, porém a água que passará por ele é mais quente, com certeza a tubulação poderá sofrer avarias com o tempo;
  • Furos na parede – Ao furar a parede para colocar um quadro por exemplo, é possível furar alguma tubulação de água, sendo necessário fazer o reparo o mais rápido possível. As vezes a avaria na tubulação é pequena, mas o suficiente para uma fissura que pode favorecer um vazamento oculto.

Os vazamentos ocultos são a maior causa de problemas de vazamentos em residências, já que o problema geralmente ocorre de forma imperceptível, sendo notado inicialmente no hidrômetro.

Hidrômetro

O Hidrômetro de água ou conhecido popularmente como relógio de água, é um aparelho de precisão que mede o consumo de água dentro de uma residência. Sem o hidrômetro, a empresa de saneamento de sua região acaba não sabendo quanto de água foi consumido e pode cobrar valores abusivos.

O Hidrômetro possui um mostrador em vidro que mostra acima, uma sequência de 6 números, sendo os 4 primeiros em preto e os 2 últimos em vermelho. Os números na cor preta são os que efetivamente mostram o consumo.

O consumo é sempre calculado em metros cúbicos e para fazer o cálculo do quanto foi gasto, é só anotar a primeira leitura e comparar com a segunda. Por exemplo, se na primeira o gasto foi de 200 metros cúbicos e na segunda ficou em 216 metros cúbicos, significa que foram gastos 16 metros cúbicos de água a mais.

Sabendo que 1 metro cúblico equivale a 1.000 litros, em 30 dias, o consumo é de 24 metros cúbicos, ou seja, 24 mil litros de água gastos no mês. Um gasto tão alto, pode ser um indício de vazamento, já que a leitura deve ser feita sempre com as torneiras bem fechadas.

É importante frisar que o Hidrômetro não é um aparelho infalível e precisa ser trocado periodicamente. Por ser um aparelho de precisão, não pode ter objetos sobre ele, tem que estar sempre com o visor limpo para fácil leitura dos profissionais da empresa de saneamento e jamais deve estar com o lacre de segurança rompido.

Esse lacre é a segurança que o morador tem que está recebendo água de qualidade e com as contas em dia, além de ser a comprovação que não existem qualquer tipo de fraude ou uso ilegal da água por terceiros.

É obrigação do morador analisar qualquer tipo de vazamentos em casa, antes de acionar a empresa de saneamento em busca de ressarcimento, caso haja aumento da conta de água.

Instituto do Vazamento – Serviços, produtos e capacitação especializada em Caça Vazamentos

Quando aparece vazamentos, a dica é chamar um profissional Caça Vazamentos, profissional especializado que utiliza métodos não destrutivos para resolver problemas de vazamentos de água.

Mas o que são métodos não destrutivos? É a forma mais eficiente, limpa e rápida de encontrar vazamentos sem quebrar paredes, apenas utilizando aparelhos como Geofone para localizar o problema na parede e quebrando apenas o local do vazamento, trazendo menores custos de reformas para os clientes.

Para capacitar os melhores profissional de Caça Vazamentos é que o Instituto do Vazamento foi criado, oferecendo ao mercado os melhores produtos e serviços, além de cursos certificados para dar mais experiência e atualização para profissionais de Caça Vazamentos em todo Brasil.

Conheça o Instituto do Vazamento e como ele prepara os melhores profissionais para o melhores consumidores em todo país, no combate a vazamentos de água.

Para saber mais sobre o Instituto do Vazamento acesse o nosso site :

Post anterior
Como Identificar Pequenos Vazamentos em Casa
Próximo post
É Possível Encontrar Vazamento sem Quebra Quebra? Saiba mais
Menu