Como evitar vazamentos e infiltrações desde o início da obra

Nenhum comentário
Como evitar vazamentos e infiltrações desde o início da obra

As infiltrações são situações muito comuns em qualquer residência, e na maioria dos casos, o problema aparece por causa de um vazamento de encanamento ou chuva demasiada, que molha mais uma parte da casa do que outras.
Mas você sabia, que é possível evitar ou diminuir a chance de ter infiltrações em sua casa desde as obras? Neste artigo, falaremos como é possível prevenir uma casa de ter infiltrações futuras, resolvendo o problema desde o início.

Infiltrações

Infiltrações são umidades que aparecem depois de uma chuva forte, água empoçada ou vazamento oculto e interno nas paredes. As infiltrações podem levar anos para serem percebidas, mas no geral, aparecem em forma de umidade e manchas, além de alguns indícios mais severos como trincas, goteiras e queda de reboco e tinta da parede ou teto.

As infiltrações, além de serem um problema estético, podem se tornar em um perigoso comprometimento estrutural. Por exemplo, uma parede com vazamento, pode levar anos para se deteriorar por conta da água infiltrada, e dependendo da localização dessa parede, se for um muro, pode não suportar e cair, já que o ferro que sustentava, assim como o próprio concreto acabou ficando enfraquecido.

Geralmente as infiltrações não são problemas que se costuma resolver logo, por isso, vemos muita negligência. Deixar uma infiltração para resolver depois, pode custar caro no futuro, já que pode agravar uma situação mais simples ou até permitir um acidente mais sério.

Como evitar infiltrações numa construção

Ao começar a construção de uma casa, é preciso tomar vários cuidados e um deles é quanto a impermeabilização da fundação para evitar infiltrações futuras. Em muitas casas, é comum observar uma umidade que faz com que as paredes fiquem mais escuras e com aspecto molhado, além de tinta, pisos ou rodapés se soltando.

Essa umidade muito comum em muitas residências é chamada de Capilaridade, e é uma ação natural da água inserida no solo, que sobe pela estrutura, deixando-a úmida. Geralmente esse problema acontece em casas que foram feitas com uma fundação direta no solo, sem drenagem ou impermeabilização.

Outro caso de infiltração muito comum é a condensação, quando existe vapor em ambientes, como é muito comum em cozinhas, e principalmente banheiros. Em casas em construção e que não tenham revestimentos em paredes ou piso, como pode acontecer em banheiros, pode haver uma concentração desse vapor e aumento da umidade do ambiente.

Por fim, a infiltração durante a obra pode ocorrer por conta de intempéries, ou seja, as ações climáticas como a chuva por exemplo. Em períodos de chuva constante, é muito comum que residências sofram com a movimentação externa e o surgimento de fissuras. Outra situação comum, é a umidade e infiltração da água nas paredes, piso e teto.

Nos 3 casos, as infiltrações podem ser combatidas com medidas protetivas. Por exemplo, no caso das Capilaridades, uma impermeabilização da fundação é necessária e pode ser a solução para evitar que a água do solo deixe a estrutura úmida.

Além disso, fazer a drenagem do solo com brita, ajuda a dar mais sustentabilidade e deixa-lo sempre seco. Ter um sistema de qualidade no escoamento da água também é eficaz, com ralos ou grelhas próximos a base das paredes, evitando que a água fique represada. O uso de rodapé, também evita que a água externa infiltre no solo.

Na condensação, a dica é sempre deixar a casa ventilada, com janelas e portas abertas, evitando que o vapor fique concentrado dentro do ambiente. Um aparelho exaustor também ajuda, principalmente em casas com pouca ventilação.

Já em casas que sofram com intempéries como chuvas constantes, a dica é colocar uma cobertura nos locais com mais incidência e fazer a impermeabilização, pintura ou uso de revestimentos como pedras ou piso, para combater a infiltração.

Impermeabilizantes

Para evitar esse problema de Capilaridade, o correto é que a residência tenha a fundação preparada contra infiltrações. A primeira coisa a ser feita é o isolamento dos baldrames, ou seja, as vigas de fundação, onde será o sustentáculo da casa. Para isso, é preciso usar um tipo de impermeabilizante específico os mais indicados são os impermeabilizantes rígidos, que possuem produtos químicos de alta resistência, que garantem um bom repelente de água e protegem o local por vários anos.

Os impermeabilizantes rígidos são indicados para locais como fundação, além de subsolos e locais de movimento controlado, que não necessitem de demão por esse tipo de impermeabilizante no futuro. Os mais conhecidos são:

Aditivo hidrófugo/cristalizante – O Aditivo hidófugo e cristalizante, são aditivos que devem ser adicionados a argamassa na hora da aplicação. Indicado para ser aplicado próximo ao solo e em muros;

Argamassa Polimérica – Um dos aditivos mais baratos e usados para repelir a água, a Argamassa Polimérica pode ser adicionado nas fundações e garante boa e rápida impermeabilização.

Além destes, existem também os impermeabilizantes flexíveis, indicados para uso interno ou externo, com média e alta movimentação estrutural. Os impermeabilizantes flexíveis também possuem compostos químicos e indicados para uso pós obra e principalmente em reformas. Os mais usados são:

Manta asfáltica – Perfeita para lajes, a Manta Asfáltica tem perfeita cobertura, além do melhor custo benefício dos impermeabilizantes flexíveis. O único ponto negativo é que precisa de profissional para fazer a aplicação, já que necessita do calor do maçarico para se fixar no local da infiltração;

Resina Epoxi – A Resina Epoxi é um dos impermeabilizantes flexíveis mais versáteis do mercado, sendo usado em vários locais diferentes e com boa cobertura e resistência. O único porém, é que não pode ficar em áreas descobertas com incidência solar e deve ser aplicada por profissionais.

Instituto do Vazamento

Para evitar infiltrações desde o alicerce até o acabamento de uma obra, é importantíssimo conhecer os melhores produtos e investir em ótimos profissionais. Por isso o Instituto do Vazamento recomenda profissionais de Caça Vazamentos que são formados e certificados pela própria instituição, garantindo a qualidade de sua obra do início ao fim, sem infiltrações, vazamentos e mais tranquilidade e segurança pra você e sua família.

Post anterior
Qual o melhor encanamento para sua casa? Veja as dicas e opções para você.
Próximo post
Vazamento de laje – Como combater o problema com eficiência

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu