5 dicas para encontrar vazamentos de água e como eliminar o problema

Nenhum comentário
Infiltrações & Conta alta - Principais Sinais de Vazamentos. Sabia Mais !

Encontrar paredes mofadas, com umidade e infiltrações é assustador. Já que isso significa que existem vazamentos em algum lugar e precisam de solução rápida. Vazamentos de água são transtornos não apenas desagradáveis, mas oferecem inúmeros riscos a saúde, como é o caso de problemas relacionados a doenças respiratórias. Além disso, vazamentos trazem comprometimentos estruturais e estéticos, deixando qualquer superfície com aspecto sujo e feio.

Para resolver a situação somente com o auxílio de um Caça Vazamentos que localize o problema e conserte rapidamente. Neste artigo, daremos algumas dicas para encontrar vestígios de vazamentos e como eliminá-los.

Indícios de vazamentos de água

Vazamentos de água podem ser percebidos seja de forma simples, como quando uma torneira está pingando, mesmo estando aparentemente bem fechada ou de forma oculta, quando se nota uma umidade além do normal em uma parede por exemplo. No caso de torneiras que não param de pingar, a troca do reparo pode ser o suficiente para corrigir o problema, assim como registros.

O grande problema se encontra nas tubulações dentro das paredes, que por estarem escondidas, podem ocultar também vazamentos mínimos, que demoram a serem percebidos. Por exemplo, um vazamento de água oculto pode desperdiçar mais de 3 mil litros por dia, o que é um imenso prejuízo não só na conta de água no fim do mês, como um sério risco para a estrutura residencial.

Uma residência com infiltração por vazamento oculto de água, acaba tendo enfraquecimento de paredes, vigas e ferros, sendo que com o tempo pode vir a ter queda de reboco e até da própria estrutura. É preciso levar em conta qualquer tipo de indício de vazamento de água para corrigir o problema com rapidez.

Vazamentos- Infiltrações

Infiltrações são uma das formas mais claras de vazamentos de água. As infiltrações causam manchas, deterioramento do local do problema, além de umidade e favorece o aumento de doenças respiratórias. Os sinais de uma infiltração são:

 •  Paredes sempre úmidas;
 •  Manchas escuras ou amareladas;
 •  Bolor e mofo;
 •  Pintura descascando, além de reboco;
 •  Dependendo do tamanho do problema, comprometimento total do local.

Uma das situações mais perigosas é quanto a saúde, pois infiltrações podem causar doenças respiratórias, principalmente se o ambiente que se encontra o problema não recebe boa ventilação e luz solar. É importante frisar que uma infiltração e umidade localizada, nem sempre mostra o local do problema, ou seja, é comum que o vazamento esteja acontecendo em um outro local da tubulação, mas por causa da extensão do vazamento, acaba aparecendo em vários pontos, confundindo a localização exata.

Ruídos internos

Outra maneira de descobrir um vazamento de água oculto são ruídos nas tubulações. Quando existe um vazamento, é possível ouvir ruídos anormais no encanamento, porém sem ter como identificar exatamente onde está o problema.

Muitos ruídos das tubulações são normais como quando a água chega na caixa d´água ou é consumida, mas barulhos que continuam depois de todas torneiras fechadas, é um sinal de alerta que algo não está em normalidade.

Hidrômetro

Outra maneira clara para identificar vazamentos de água e através do hidrômetro o conhecido relógio de água. O hidrômetro é o aparelho que mede o consumo de água em uma casa e ele é necessário em qualquer imóvel, sendo instalado pela prefeitura da região.

O Hidrômetro marca exatamente o consumo e quando as torneiras estão fechadas, o relógio deve se manter parado. Quando existem vazamentos, é normal que o hidrômetro continue movimentando e nesse caso, é preciso testar para ter a certeza do problema. Primeiro, analise as contas de água, em especial as 3 últimas e veja se existem diferenças muito grandes da última para as anteriores. Caso exista, pode haver um vazamento oculto.
Outra dica é anotar os 2 últimos números do contador em preto e observar depois de 1 ou 2 horas se houve mudanças. Caso haja, com certeza está acontecendo um vazamento localizado.

Além dos vazamentos, o cavalete precisa ser observado também: é muito comum que hidrômetros mais antigos possam vazamentos ou a entrada de ar, o que acaba aumentando o consumo e valor da conta. Caso haja grandes diferenças nas contas, acione a prefeitura para uma análise ou troca do aparelho.

Vazamentos externos

Geralmente o foco são os vazamentos internos, mas os externos também podem trazer grandes problemas de consumo e custo. Por exemplo, uma mangueira ligada em uma torneira, pode estar vazando e você nem perceber. Pode ser também que a torneira na parede esteja com a rosca quebrada, tendo um vazamento indireto ao abri-la, dificultando o fechamento total. Outro problema são encanamentos externos furados, seja visível ou oculto, que causam infiltrações e podem ser mais graves, se ligados a outras tubulações internas. Tubulações de esgoto também merecem atenção, já que um vazamento localizado em um esgoto, pode trazer sérios problemas de odor e até de saúde para as famílias, apesar de ser menos comum. Os indícios de vazamentos de esgoto, são jardins mais úmidos e fofos, além de pisos soltando e manchados.

Instituto do Vazamento

Para ter a certeza de que existe um vazamento de água, somente solicitando o auxílio de um profissional Caça Vazamentos, com conhecimento e experiência para resolver qualquer tipo de problema, quando o assunto é vazamento de água.

O profissional de Caça Vazamentos trabalha na localização de vazamentos de água, principalmente dentro de paredes, onde as tubulações estão ocultas e pode haver fissuras graves.

Com o uso de aparelhos como o Geofone, o profissional encontra onde está o vazamento, sem fazer quebra quebra desnecessário, causando mais dor de cabeça e custos aos clientes.

O Instituto do Vazamento, empresa especializada em capacitar profissionais em Caça Vazamentos em todo país, estabelece cursos e treinamento para formar os melhores trabalhadores no ramo e oferecer serviços de qualidade para clientes em todo Brasil.

Além disso, o Instituto do Vazamento possui parcerias com grandes empresas do setor, dando ao profissional Caça Vazamentos as melhores oportunidades em produtos do mercado.

Conheça o Instituto do Vazamentos e o que ele pode fazer para sua formação em Caça Vazamentos, com certificação reconhecida em todo Brasil e qualificação para serviços de qualidade.

Post anterior
Como empreender como Caça Vazamentos no país
Próximo post
Qual o melhor encanamento para sua casa? Veja as dicas e opções para você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu