As principais atividades do Saneamento Básico

O Saneamento Básico é necessário para manter a saúde, bem estar e o progresso consistente de uma nação. São 4 as principais atividades do Saneamento básico para a efetividade do serviço:

Fornecimento de água

O Fornecimento de água é uma das obrigatoriedades descritas na lei do Saneamento Básico e estabelece que a água não seja apenas fornecida quanto ao abastecimento, mas ao tratamento dela.

Ou seja, a água que chega nas torneiras de cada pessoa, deve ter um tratamento especial para evitar contaminações e garantir sua qualidade de uso.

As Estações de Tratamento de água são grandes centros de captação e limpeza da água, que passa por várias etapas de descontaminação como adução, floculação e decantamento, até filtragem e reserva para distribuição.

esgotamento sanitário

O Esgotamento sanitário funciona com a coleta e tratamento do esgoto que é proveniente tanto de imóveis, como de empresas e indústrias. O tratamento é necessário para garantir que a água retorne aos rios o mais limpa e saudável possível, evitando contaminações e prejuízo do ecossistema.

As estações de tratamento de esgoto, funcionam com um serviço de tratamento muito semelhante ao usado na distribuição da água, passando pelo gradeamento, que remove lixo e microorganismos, passando por tratamento biológico, com adição de produtos químicos que tornam a água o mais limpa possível, a decantação e o retorno dessa água ao meio ambiente, com eficácia de 98% livre de qualquer contaminação.

coleta de lixo / coleta seletiva

A ONU divulgou recentemente que por ano, são produzidos mais de 2 bilhões de lixo no mundo! O número assustador, prova o quanto é importante que a coleta de lixo seja feita para evitar problemas com contaminações, com o descarte sendo feito em locais corretos e com os equipamentos e produtos certos, garantindo a saúde e meio ambiente intactos.

Uma das formas de garantir que o lixo seja descartado da maneira correta, é fazendo a coleta seletiva também, ou seja, a separação do lixo reciclável do lixo orgânico. Hoje, muitas regiões do Brasil já investem na separação desse lixo, garantindo cidades mais limpas e um meio ambiente mais equilibrado.

o manejo da água da chuva

O Manejo da água da chuva é outro importante tema do Saneamento Básico, pois estabelece um conjunto de atividades com infraestrutura e operações na drenagem da chuva e seu transporte, retenção e amortização nos locais de reserva.

Neste ponto, as políticas públicas como os governos, devem estar ativos em garantir que enchentes e alagamentos sejam evitados, garantindo todas as outras atividades descritas de forma consistente para que as chuvas tenho um manejo mais eficiente.

instituto do vazamento

Para o Instituto do Vazamento, o Saneamento Básico é de suma importância em uma cidade, para garantir a qualidade de vida das pessoas. Além disso, os profissionais de Caça Vazamentos devem ter conhecimento primordial nesse aspecto, para auxiliar não só em vazamentos de água, mas em vários serviços necessários relacionados ao uso da água.

O Instituto do Vazamento oferece treinamento e ensino para pessoas que queiram se tornar profissionais certificados em Caça Vazamentos em qualquer lugar do Brasil. Conheça o Instituto do Vazamento e tenha uma profissão de destaque na solução de vazamentos e abastecimento de água.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *